mini

Minha querida Liubliana

A Eslovenia é mais um dos muitos países pequenos que compõem a Europa. Muitas vezes confundida com a Eslováquia pela semelhança entre os nomes e pela relativa proximidade territorial entre duas localidades, o país  ocupa a região central do continente. Serve como porta de entrada, a partir do norte da Itália, para essa parte menos explorada pelos turistas: a centro-leste. Faz também fronteira com a Croácia, Hungria e Áustria

Em geral, são apenas essas as informações que muitas pessoas possuem sobre o local - e se chegar a tanto! Por isso, entre outros motivos, o local é deixado de lado de vários roteiros turísticos. Até mesmo os que ousam sair do núcleo paris-londres-roma não colocam a Eslovênia como um destino. Talvez pela falta de tempo e de dinheiro, muitas pessoas preferem conhecer metrópoles mais famosas da região central como Praga, Budapeste e Berlim. 

Mas, a partir das informações e dicas que darei sobre a capital do país, Liubliana, eu pretendo mudar um pouquinho a cabeça de vocês haha ou ao menos fazer vocês cogitarem a idéia de um dia conhecer esse país de 20.000 km quadros (menor que o estado do Sergipe!).


Serão três postagens especiais nas quais comentarei diferentes aspectos no lugar: minha experiência, comidas, lugares e outras dicas menos específicas.

Hoje eu começo com uma narrativa geral das duas noites que passei lá! Então, shall we

Vista da Torre do Castelo na qual é possível ver o rio Liublianica e a Praça Prešeren 

Minha viagem

Cheguei em Liubliana depois de aproximadamente quatro horas de viagem saindo de Veneza. Eu fui acordada pelos meus pais logo assim que entramos na cidade. Eles sabiam que eu estava ansiosa para conhecê-la porque eu havia comentado sobre algumas lendas locais e pontos turísticos que encontrei na internet e pelos quais me interessei de cara, como por exemplo A Ponte dos Dragões. Eu sou bem fã de estar por dentro dos folclores e costumes de cada local porque pra mim isso corresponde à “alma” do ambiente, como se o lugar fosse uma coisa viva. 

Das janelas do carro já dava para ver que tudo por ali era bonitinho e organizado, que nem aquelas cidades-vilas típicas de cinema. Juro por deus que quando estacionamos o carro para entrar no hotel, o único barulho que escutei foi o cantarolar dos pássaros. Sem brincadeira. Esse detalhe me marcou tanto que eu fiz questão de anotar no bloquinho de viagem para eu não esquecer nunca mais haha

Ao contrário da Itália que estava um caos por todos os lados (principalmente Veneza onde as ruas são estreitíssimas), Liubliana estava numa paz e calmaria de se ajoelhar. Às vezes, visitar consecutivamente cidades muito lotadas se torna cansativo e você perde um pouco o tesão de conhecer lugares novos. Ainda mais no verão europeu, com os termômetros lá em cima! Então, as duas noites de estada nesse pequeno refúgio foram cruciais para eu continuar no pique da viagem. 

Se liguem no design desse cartaz convocando a população para uma manifestação. Até isso achei demais.

Embora eu estivesse cansada, me alojei no hotel, dei um tempo com os papitos e já saímos para almoçar. Nos hospedamos no Pri Mraku, que além de fofo (como tudo na cidade, vocês vão perceber), é bem localizado. Bem ao lado você encontra algumas opções de cafés/restaurantes deliciosos e ele está próximo ao coração da cidade: o rio Lublianica -  que além de concentrar as principais atrações da cidade ao redor dele, também faz a divisão da nova e velha Liubliana. 

Almoçamos no Le Petit Café, um dos restaurantes ao lado do hotel. Pedi salmão com purê de batata e verduras que, apesar de parecer um prato sem graça do cara**o hihi, estava muito muito bom. Depois do almoço começou a chover forte, portanto fomos praticamente obrigados a voltar para hotel. Aliás, esse é outro diferencial da cidade: o clima. A temperatura ali estava mais amena que nas outras, chegando até a fazer frio. Nos dois dias, o céu esteve nublado e houve chuva. Mas, isso não chegou a ser ruim! Para falar a verdade, foi um baita de um alívio. 


Com a chuva terminada, meu pai e eu fomos dar uma volta pelas margens do rio e pelo centro antigo da cidade. Nisso, conhecemos praticamente todos os pontos principais. Como o lugar é pequeno, dá para fazer tudo a pé tranquilamente. Sobrou tempo ainda para assistir parte do jogo Itália x Uruguai da Copa do Mundo haha. Para o dia seguinte, restou visitar o castelo da cidade - a atração mor. 

Mas sobre isso, e as demais atrações, eu comento melhor no próximo post. Acompanhem!
Comentários no Facebook
0 Comentários no blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário





LAYOUT POR MAYARA PEREIRA - DESIGNS DE MAAY
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ©