mini

A Pitty é foda!

Padre João Manoel esquina com Lorena. Kanji Sushi. Eu e uma amiga decidíamos se estavámos a fim de gastar R$69,00 reais em um rodízio de japonês. De fora, era possível ver todo o ambiente interno do restaurante. Foi ali, através do vidro que eu a vi. Eu virei de costas e comentei, num sussurro que saía entre os dentes - uma tentativa de conter o grito: “olha ali, é a Pitty! De óculos escuros nesse mesa cheia de gente”. Minha amiga alongou o pescou e esticou os olhos míopes para tentar ver melhor. “A pitty? Tem certeza?”, duvidou. “Meu deus! Ela é muito mais bonita do que eu pensava”.

Entramos e passamos "na trave" da mesa em que a cantora baiana se encontrava. Sentei no meu lugar, fingi ser civilizada e, depois de um tempo, soltei: “caralho, tu viu o olho dela?”. Minha amiga ria. O nosso almoço se resumiu em papos que se alternavam com a questão de ir ou não pedir uma foto. “Vai lá, menina! Para de ser besta”, ela dizia pra mim. Mas eu não parei, fui besta até o fim. Acho que ter a pessoa que cantou meus desamores de adolescência (alguém disse Na Sua Estante?) materializada na minha frente me causou um misto de timidez e choque. E, olha, eu sou uma pessoa bem cara de pau.

No mesmo dia, para relembrar os velhos tempos, coloquei algumas de suas músicas para tocar. Pitty ficou na minha cabeça por um tempo. 

SETEVIDAS


Mais tarde, acabei ouvindo SETEVIDAS, o quarto cd de estúdio da banda, lançado em junho desse ano. Um álbum que sonoramente me agradou bastante. São apenas dez músicas, as quais a cantora afirmou, em entrevista à Marília Gabriela, apelarem para um estilo mais “pedreira”, ou seja, de garagem, mais "sujo",  agressivo, sem tantos refinamentos de edição. 

É daqueles discos que se escuta sem pular uma faixa. As letras são fortes e refletem os momentos turbulentos que a cantora viveu nos anos anteriores. Ficou internada na UTI por quatro dias devido a fortes dores abdominais, perdeu o amigo e ex-guitarrista da banda, Peu Sousa, que se suicidou em maio de 2013 e, ainda, foi alvo de um processo judicial aberto pelo antigo baixista Joe Gomes. 

Uma das minhas prediletas é Boca Aberta, um poema que há tempos Pitty gostaria de transformar em canção. Eu gosto das frases impactantes, do tema que elas retratam, e da sintonia que existe entre elas. A composição é foda! Escuta aí: 


Olho Calmo, Deixa Ela Entrar e Um Leão são outras que amo. 


EMICIDA

Além do ótimo trabalho em SETEVIDAS, fez participação em outro bom lançamento de 2014, O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui do Emicida. Juntos, cantam a música Hoje Cedo: 


Deu voz também à regravação de Agora Só Falta Você da Rita Lee que virou música-tema da nova temporada de Malhação 

ENGAJADA

Nos últimos dias, uma certa discordância entre a rockeira e funkeira Anitta no programa Altas Horas da rede Globo tomou as chamadas dos sites dos jornais. Mas, querendo abafar qualquer barulho, Pitty logo avisou no twitter que não rolou nenhum bate-boca, mas um debate e ainda chamou a mina pra trocar umas ideias. 


Por trás de toda essa "treta", está um discurso que ela já desenvolve faz um tempo, que é o de combate ao machismo e o de igualdade entre os gêneros. Ao dizer que a mulher “deveria se dar ao respeito”, Anitta estaria indo no sentindo contrário dessa luta. 

Para o terceiro disco, Chiaroscuro lançado em 2009, compôs a música Desconstruindo Amélia que fala sobre o momento em que a mulher quebra com as antigas expectativas postas sob ela e busca o empoderamento: " E eis que de repente ela resolve então mudar, vira a mesa, assume o jogo, faz questão de se cuidar", diz o refrão.

Anteriormente, já defendeu a própria Anitta quando seus fãs debocharam das roupas que a funkeira usava ao fazer um cover da música Máscaras, julgando-a como vulgar demais para cantar as músicas de Pitty. Em uma postagem publicada no seu site oficial, mandou a real e disse: “Nosso corpo é nosso. Não deixe ninguém te dizer o contrário”. 

Frase, que por sua vez, tem o mesmo o efeito da que disse no programa de Serginho Groisman: “Mas ele não tem que achar nada! Quem tem que fazer o que você quer é você!”. 

Além disso, Pitty apoia o Girl Rock Camp (http://www.girlsrockcampbrasil.org), um acampamento de férias exclusivo para meninas que busca desenvolver suas habilidades musicais e, a partir disso, o empoderamento feminino. Saiba mais sobre o projeto nessa matéria desenvolvida pela Revista Fórum. 


Pode ser que eu tenha me arrependido de não ter pedido a foto, mas, olha, valeu a pena o simples fato de tê-la encontrado e, assim, ficar por dentro do seu trabalho mais recente e de sua personalidade. A Pitty é foda! 

Aos interessados aviso que nesse domingo (14/12) vai rolar um show 0800 da banda no Parque da Juventude em São Paulo. Mais informações clique aqui.
Comentários no Facebook
0 Comentários no blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário





LAYOUT POR MAYARA PEREIRA - DESIGNS DE MAAY
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ©