mini

Vamos falar sobre: Confissões de Adolescente

Confissões de Adolescente foi para as salas de cinema em janeiro desse ano. O livro de Maria Mariana já tinha virado uma série nos anos 90 (com a escritora interpretando o papel de Diana e Débora Secco sendo a irmã caçula mlk sk8tista), além de ter sido adaptada para o teatro. Pois bem, como eu nem tinha nascido quando a série era transmitida na TV Cultura (sou de 1995 hehe) e nunca tive acesso à peça, nem ao livro, esse foi meu primeiro contato com a história das quatro irmãs, filhas de pai viúvo, que estão passando por diferentes fases da adolescência/juventude.

Sem saber do que o filme se tratava ao certo, fui com três das minha melhores amigas assisti-lô. Resultado: a gente acabou chorando horrores (depois de ter sorrido feito loucas, é claro) e saímos da sala de cinema se amando mais que nunca. Eu, que sou apaixonada por filmes adolescentes brasileiros, elegi esse o melhor de todos os tempos e mostro aqui pra vocês por quê:



1) Você REALMENTE se identifica com as personagens
As meninas passam por situações que muitas de nós (se você for menina, fica mais fácil ainda de conseguir se relacionar, mas isso não impede que um cara também se relacione) já passaram: o nervosismo antes do primeiro beijo, o romance no escurinho do cinema, chegar atrasada na escola e ter que esperar a segunda aula começar para poder ir pra sala, a brincadeira de verdade ou consequência, a primeira transa, a dúvida da sexualidade, a incerteza sobre qual faculdade cursar, a primeira entrevista de estágio, sair da casa dos pais, enfrentar o término de um namoro longo e até mesmo ficar toda suja porque a menstruação desceu (deal with it, boys).
O mais legal é que cada personagem (sejam as irmãs Tina, Bianca, Alice e Karina ou os seus amigos) enfrenta alguma dessas situações, o que ajuda a trama não ficar sobrecarregada. A atuação do elenco também ajuda a manter a naturalidade. O diretor teve uma sacada genial de mostrar as meninas assim como elas vieram ao mundo, nuas e cruas, em algumas cenas, como, por exemplo, a transa da Alice e do Marcelo (o namorado dela). Não faria sentido nenhum a menina ficar de sutiã - como acontece em MUITOS FILMES. Tipo...eles estão transando.


2) É super atual
O facebook é super presente no filme. Como falar de uma geração digital sem falar do facebook? Complicado. Mas ainda bem que o Daniel Filho e toda sua produção perceberam a importância dessa rede social pros jovens atuais. Eles, inclusive, sacaram que namoro só é namoro quando o fulano atualiza seu status para "em um relacionamento sério" no facebook. Obrigada por isso.



"Às vezes me pergunto quantas confissões já foram escritas e apagadas nesses campos em branco do facebook. Quantas declarações diretas de amor já foram substituídas pelo ctrl + v da letra de uma música, na esperança de que aquela pessoa, e apenas aquela pessoa, entenda o que você tá sentindo"

3) Sina é a música tema
Por favor, Djavan é vida. Eu amo e até mesmo quem não é muito chegado vai adorar ouvir essa música na voz da Sophia Abrahão. Ela arrasa.


Então façam um favor pra vocês mesmos e assistam o filme que já saiu em DVD.

Comentários no Facebook
0 Comentários no blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário





LAYOUT POR MAYARA PEREIRA - DESIGNS DE MAAY
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ©