mini

Sair de casa?

Sair da casa dos pais, mudar de cidade e ter que começar do zero não é fácil, porém são situações que milhares de jovens enfrentam quando arriscam ir embora para estudar fora. Está cada vez mais comum, principalmente após o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), cursar a faculdade em outro estado ou outra cidade.

O que pode ser a concretização de um sonho pra muita gente (sair de casa, ter seu próprio cantinho, ser independente), pode acabar sendo uma indecisão terrível para outras pessoas ("a faculdade é melhor, mas será que vale a pena ir pra tão longe?). Independente de qual seja a situação, todos os jovens deveriam saber de algumas coisinhas antes de tomar qualquer decisão (é claro que há exceções, mas estamos falando da regra geral aqui): 

1) É claro que vai ser díficil
Vamos ser sinceros: Por mais que você queira muito se mudar e esteja super ansioso(a) pra começar essa nova vida, saiba que você vai "quebrar a cara" de uma forma ou de outra. Começar do zero dá trabalho e você passa por situações que você nunca imaginaria passar. E não estamos falando só de saudades aqui. Fundadoras da Replove, apelido que deram pro ap que dividem, as estudantes de Rádio e TV da Cásper Líbero, Bertha Sales e Camila Blumer (beijo pras queridas), tiveram a luz cortada por três dias porque esqueceram de pagar a conta. Sabe o que são três dias sem luz? Três dias sem enxergar nada no escuro, três dias sem banho quente (imagina no inverno), sem fogão, sem computador pra fazer os trabalhos... três dias em que fica quase impossível fazer alguma coisa produtiva. E, claro, foram elas que tiveram que reverter essa situação: telefonema aqui, pagar conta alí. Nem preciso ir tão longe assim: supermercado pode tirar facilmente três horas do seu dia lotado de trabalho pra fazer.



2) Calma, você AINDA depende dos seus pais
Easy, boy. Você pode estar longe deles e, de fato, eles não precisam saber de tudo que você tá fazendo, mas os pais ainda terão um papel fundamental na sua vida. Aliás, quem que vai pagar o seu custo de vida? Estamos falando do aluguel, contas de luz/gás/água/etc, supermercado, transporte público, e se você estiver em uma instituição privada, a faculdade. Isso, em uma cidade grande, não dá menos que 3.000 reais. Então, por favor, não fique se achando o dono do mundo.

3) Saiba porquê você está fazendo isso
Você está se mudando pra estudar ou pra curtir a vidalok? Claro que todos nós queremos ser meio vidalokas na vida (ou não, sei lá), ir pro bar todo sexta depois da aula, curtir as festas da faculdade, mas isso não pode ser a razão da sua mudança. Se você quer sair da casa dos pais só pra não ter mais quem te encha o saco, acho que você tá no caminho errado. Pode até parecer bacana, mas lá na frente, você não conseguirá dar conta das suas responsabilidades. E eu não tô querendo fazer o discurso "vamos todos estudar pra caralho, pra ter um emprego bom, pra pagar as contas e ter uma vida ok", eu tô falando de que a gente deve ter objetivos nessa vida.

Ainda assim, vamos agradecer pelas sextas tão esperadas.


4) Viva o momento
Saiba aproveitar essa oportunidade. Você pode estar morando em um lugar que talvez nunca volte a morar, então tente conhecer cada pedacinho dele. Logo no ínicio, tente entender como funciona o transporte público do lugar, se intere das pricipais atrações (museus, cinemas, galerias, restaurantes, baladas) e procure ao máximo captar a vibe do lugar. Não vá para SP, por exemplo, esperando uma vibe natureza e nem vá para o Rio esperando a mesma diversidade de coisas para fazer que em São Paulo (embora o Rio também ofereça muitas atividades culturais, passeios, baladas etc).

6) Vale a pena pra caralho
Por mais que seja chato e que a saudade bata forte algumas vezes, que você queira buscar a sua mãe ou o seu pai aonde quer que eles estejam para resolver um problema cabeludo pra vocês, morar sozinho (ou com amigos da mesma idade) vale muito a pena. Vale a pena justamente por isso: te tira da zona de conforto. Você tem que aprender a se virar, afinal, você logo mais vai estar entrando na vida adulta. Eu sei que a gente não quer admitir isso e que a gente tenta adiar esse pensamento, mas um dia nós vamos ter pagar nossas contas e vamos ser os únicos responsáveis por tudo que temos e fazemos :(: 


E aí, o que vocês acham? Amigos(as) que moram fora, vocês concordam com isso? Alguma outra dica pra galera que tá passando por essa situação?

Comentários no Facebook
0 Comentários no blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário





LAYOUT POR MAYARA PEREIRA - DESIGNS DE MAAY
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ©