mini

Leitura de férias: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

"A arquitetura do pan-óptico de Bentham foi planejada para permitir que um vigia observasse todos os prisioneiros sem que eles soubessem se estavam ou não sendo vigiados - o que dava a eles a sensação de serem constantemente observados por um ser onisciente...Todo mundo no pan-óptico sabia que poderia estar sendo observado a qualquer momento; então, no fim das contas, só o mínimo de vigilância era necessário. O pan-óptico criaria um senso de paranoia tão profundo que seus habitantes se tornariam praticamente autônomos" página 56


Frankie Landau-Banks era uma menina de 15 anos comum ou quase isso. Vinha de uma família rica e tradicional - seu pai era um médico formado em Havard - e também superprotetora - todos a chamavam pelo apelido princesinha. Mas no verão algo mudou. Frankie cresceu. Uma criança magricela se transformou em uma adolescente, digamos, que não passa despercebida pelos rapazes. Sua mente também evoluiu e passou a indagar certos comportamentos e posturas até então considerados "naturais".



Após as férias de verão, estava de volta para seu segundo ano na Alabaster, uma das mais importantes high school dos Estados Unidos. Seria como o ano anterior: estudaria para as matérias letivas, participaria do Clube de Debates e dividiria a mesa do refeitório com sua amiga de quarto Trish. Se não fosse por Matthew Livingston, aluno do último ano e um dos caras mais populares do colégio, que a socorreu após cair de bicicleta...e acabou se tornando seu namorado!

Frankie se apaixona por ele, pelos amigos dele e toda a atmosfera que o rodeia, mas, por um lado, ela sabe que é considerada apenas um acessório que assim que entrar em desuso, não fará mais parte desse universo. E ela não aceita isso. Ela não quer ser um acessório e não entende porque deveria ser. Dessa forma, frankie começa a questionar, dentro do seu contexto, o papel da mulher e as diferenças entre gêneros. Ela não aguenta mais ser vista como uma garotinha indefesa, invisível, sensível, princesinha.


E. Lockhart
Ao mesmo tempo, na aula de Cidades, Arte e Protestos, estuda o conceito de pan-óptico e passa a incorporá-lo no ambiente da escola. Ali existem comportamentos aceitos como se fossem regras e que poucos alunos ousam em quebrar. Ela se pergunta o porquê.

As coisas ficam estranhas. Matthew recebe ligações de Alfa, seu melhor amigo, constantemente. Precisa estar com os garotos quase que o tempo inteiro. Eles guardam um segredo e frankie está disposta a descobrir. Ela quer entender porque está excluída dos programas e sempre em segundo lugar, então um belo dia, ela o segue e acaba descobrindo o que escondiam. Uma sociedade secreta em Alabaster exclusiva para homens: A Leal Ordem dos Bassês. Mas isso não é tão estranho para a menina. Seu pai fora membro e ela consequentemente já ouvira falar dele.

É a partir daí que ela começa a misturar um pouco as coisas. Querendo tornar-se parte da sociedade e mostrar que mulheres são tão inteligentes e poderosas quanto os homens, ela se desvia do foco e toma algumas atitudes imaturas - acreditando estar fazendo o certo e levantando questionamentos interessantes.

No geral, é um livro gostoso de ler. A escrita com várias falas ajuda o ritmo de leitura e você sempre quer ler mais para saber o que vai acontecer. Embora concordasse na maioria das vezes com os pensamentos de Frankie, achei o Matthew um fofo e ficava animada com cenas de romance entre os dois.

Gostei de ver temas sérios abordados pela autora E. Lockhart em um livro jovem de maneira direta mas também sútil . Outro aspecto que me agradou foi introduzir elementos tipicamente americanos como escolas em tempo integral, clubes e sociedades secretas de um jeito que sai um pouco do clichê. E fora isso, eu sempre gosto de livros com personagens de personalidade forte como a Frankie hahaha

Minha irmã me indicou o livro e confesso que não havia ficado muito interessada mesmo após ler algumas resenhas, mas dei um chance e adorei. Num futuro próximo, vou ler de novo!

Para mais informações sobre o livro clique aqui

Comentários no Facebook
0 Comentários no blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário





LAYOUT POR MAYARA PEREIRA - DESIGNS DE MAAY
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ©