mini

Depilação: quem teve essa ideia?

Se depilar é um saco. Tudo bem que com gilete nem demora tanto e é prático, afinal, qualquer pessoa pode ter em casa. Mas o pelo nasce grosso e cresce de dois em dois dias. Veet meleca tudo e às vezes fica meio tenso conseguir se livrar dos pelos com esse bagulho. Cera dói pra cacete e fotodepilação/laser é muito caro.



Depilação é um assunto meio polêmico. É uma questão, não só estética, como social. Por que as mulheres precisam estar sempre depiladas enquanto os homens podem desfilar por aí com as pernas cabeludas? Essa é uma questão que rende horas de debate. Esse hábito já está tão empregnado na nossa sociedade que muitas pessoas se sentem incomodadas (e eu confesso que sou uma delas) com algo tão natural que é ter pelos. Gente, os pelos crescem em todo mundo. Por que as pessoas continuam se chocando ao ver uma moça com pelos? Tipo, se você gosta da sensação de não ter pelos, isso não significa que você deva julgar alguém que gosta de tê-los. Eu sei que é um choque cultural, mas se a gente parar pra pensar é só pelo - a mesma coisa que nós temos na cabeça. Para não dizer que estou sendo radical, não vou nem falar do movimento pró-mulheres peludas, e sim lembrar de todo aquele bafafá que rolou quando saiu a playboy da Nanda Costa.

Sophia Loren, musa e peluda.

Mas a minha reflexão original, sem querer desmerecê-la, não era tão profunda assim. Eu tava tomando banho, preparada para raspar a perna, quando eu pensei "caraca, que coisa chata! quem será que foi a primeira pessoa a fazer isso na vida?". Sim, eu sei, quem pensa numa coisa dessas no meio do banho? Mas eu juro que fiquei curiosa para saber qual foi a primeira civilização a realizar a depilação e porquê.

A internet não facilitou muito para que eu entendesse por que os primeiros povos passaram a se depilar, mas consegui achar algumas coisas interessantes.

Sofrer para não ter pelos é um costume antigo

Na antiguidade, mais precisamente na Grécia, as mulheres queimavam a pele com cinzas super quentes para remover os pelos. Se você acha que cera dói, se liga nisso: a dor que elas sentiam era tanta que precisavam de um "analgésico" - uma bebida forte que entorpecia o corpo.

Cleopatra, por sua vez, depilava-se com faixas de tecido fino e cera quente (OPA!). Além da cera de abelha, os egipcíos antigos utilizavam a argila e extratos de sândalo.

Na Idade Média se depilar poderia ser considerado ato de bruxaria

Pois é, como sabemos a Idade Média foi uma época de grande dominação da igreja católica no mundo ocidental. A depilação era totalmente banida, graças à preocupação com o pudor, e poderia até ser considerada bruxaria.

Existe uma expressão para a depilação masculina

Body Grooming é como se chama o ato de raspar qualquer pelo (cara, como pelo fica estranho sem o acento) de homem que não seja da barba (porque aí é barbear). Então vocês já sabem: homem não se depila, ele body groomeia hahahah brincadeiras a parte, qual é a necessidade de ter uma expressão própria para homem?

Por favor ein, um time de rugby não se depila, faz body grooming


As fontes da pesquisa:
Depilação
Portal da educação

OBS.: Nem sempre o que a internet coloca é verdadeiro. Então, por favor, se alguém souber de alguma informação incorreta, deixe-me saber!
Comentários no Facebook
0 Comentários no blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário





LAYOUT POR MAYARA PEREIRA - DESIGNS DE MAAY
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ©